Introdução
SQLite é uma biblioteca de software que fornece um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional. É um banco de dados de software livre, incorporado e independente que não requer um processo ou configuração do servidor. É leve, rápido, de alta confiabilidade e transacional. Ele suporta a maioria dos padrões SQL e é totalmente compatível com ACID.
O SQLite tem muitas vantagens como formato de arquivo de aplicativo, como:
download sql lite
Download: https://shurll.com/2vSPhI
Melhor desempenho: Ler e gravar de um banco de dados SQLite geralmente é mais rápido do que ler e gravar arquivos individuais do disco.
Custo e complexidade de aplicativos reduzidos: nenhum código de E/S de arquivo de aplicativo para gravar e depurar.
Portabilidade: o arquivo do aplicativo é portátil em todos os sistemas operacionais, arquiteturas de 32 e 64 bits e big e little-endian.
Confiabilidade: o SQLite atualiza seu conteúdo continuamente para que pouco ou nenhum trabalho seja perdido em caso de falha de energia ou travamento.
Acessibilidade: o banco de dados SQLite pode ser acessado por meio de uma ampla variedade de ferramentas de terceiros.
Leve: o SQLite é um banco de dados muito leve, portanto, é fácil usá-lo como um software embutido em dispositivos como televisores, telefones celulares, câmeras, dispositivos eletrônicos domésticos, etc.
Nenhuma instalação necessária: SQLite é muito fácil de aprender. Você não precisa instalá-lo e configurá-lo. Basta baixar as bibliotecas SQLite em seu computador e ele está pronto para criar o banco de dados.
O SQLite é utilizado para diversos fins, como:
Banco de dados para a Internet das Coisas: SQLite é uma escolha popular para o mecanismo de banco de dados em telefones celulares, PDAs, MP3 players, decodificadores e outros aparelhos eletrônicos.
Formato de arquivo do aplicativo: Em vez de usar fopen() para gravar XML, JSON, CSV ou algum formato proprietário em arquivos de disco usados por seu aplicativo, use um banco de dados SQLite. Você evitará ter que escrever e solucionar problemas de um analisador, seus dados serão mais facilmente acessíveis e multiplataforma, e suas atualizações serão transacionais.
Banco de dados do site: como não requer configuração e armazena informações em arquivos de disco comuns, o SQLite é uma escolha popular como banco de dados para sites de pequeno a médio porte.
Substituto de um RDBMS corporativo: o SQLite geralmente é usado como um substituto para um RDBMS corporativo para fins de demonstração ou teste.
Baixando e instalando o SQLite
Nesta seção, mostraremos como baixar e instalar as ferramentas SQLite em seu computador. Usaremos o Windows como exemplo, mas você pode seguir etapas semelhantes para outras plataformas.
Baixando ferramentas SQLite
Para baixar as ferramentas SQLite, você precisa visitar o . Você verá várias opções para diferentes plataformas. Para Windows, você precisa baixar dois arquivos zip:
sqlite-dll-win64-x64-3350500.zip: contém a biblioteca SQLite que implementa o mecanismo de banco de dados principal.
sqlite-tools-win32-x86-3350500.zip: contém o shell de linha de comando SQLite e outras ferramentas para acessar e gerenciar bancos de dados SQLite.
Você pode baixar esses arquivos clicando nos links ou usando um gerenciador de download. Salve-os em uma pasta de sua escolha, como C:\sqlite.
Instalando ferramentas SQLite
Para instalar as ferramentas SQLite, você precisa extrair os arquivos zip que baixou na etapa anterior. Você pode usar qualquer ferramenta que possa lidar com arquivos zip, como WinZip, WinRAR ou 7-Zip. Extraia o conteúdo de cada arquivo zip na mesma pasta, como C:\sqlite. Você deve ver três arquivos nessa pasta:
sqlite3.dll: Esta é a biblioteca SQLite que implementa o mecanismo de banco de dados principal.
sqlite3.exe: este é o shell de linha de comando SQLite que permite interagir com bancos de dados SQLite.
sqlite3_analyzer.exe: Esta é uma ferramenta que analisa a estrutura e o conteúdo dos bancos de dados SQLite e gera relatórios.
Você instalou com sucesso as ferramentas SQLite em seu computador. Agora você pode executá-los a partir do prompt de comando ou de qualquer outro aplicativo que possa invocar programas externos.
Instalando a ferramenta SQLite GUI
Embora você possa usar o shell de linha de comando do SQLite para criar e manipular bancos de dados SQLite, você pode preferir usar uma ferramenta de interface gráfica do usuário (GUI) que fornece uma maneira mais amigável e intuitiva de trabalhar com o SQLite. Existem muitas ferramentas GUI disponíveis para SQLite, gratuitas e comerciais. Alguns dos populares são:
: esta é uma ferramenta gratuita, de código aberto e multiplataforma que permite criar, projetar e editar bancos de dados SQLite. Ele também fornece recursos como importação e exportação de dados, execução de consultas SQL, navegação e edição de dados e criação e modificação de índices.
: esta é outra ferramenta gratuita, de código aberto e multiplataforma que oferece recursos semelhantes ao DB Browser for SQLite. Ele também oferece suporte a vários bancos de dados, realce de sintaxe, conclusão de código, gráficos de dados e plug-ins.
: esta é uma ferramenta comercial que fornece uma solução abrangente para desenvolvimento e administração de banco de dados SQLite. Ele oferece suporte a recursos avançados, como construtor de consultas visuais, formatador SQL, comparador de banco de dados, sincronização de dados, criptografia e backup.
Neste artigo, usaremos o DB Browser for SQLite como um exemplo de ferramenta GUI para SQLite. Para instalá-lo, você precisa visitar o . Você verá várias opções para diferentes plataformas. Para Windows, você precisa baixar o arquivo do instalador que corresponda à arquitetura do seu sistema (32 bits ou 64 bits). Salve-o em uma pasta de sua preferência e execute-o. Siga as instruções na tela para concluir o processo de instalação. Você deve ver um ícone de atalho em sua área de trabalho ou no menu Iniciar do Navegador de banco de dados para SQLite. Você pode iniciá-lo clicando duas vezes sobre ele.
Usando SQLite
Nesta seção, mostraremos como usar o SQLite para criar e manipular bancos de dados. Usaremos o shell de linha de comando e a ferramenta GUI para demonstrar diferentes formas de trabalhar com o SQLite.
Criando um banco de dados
Para criar um novo banco de dados usando o shell de linha de comando, você precisa abrir uma janela de prompt de comando e navegar até a pasta onde instalou as ferramentas SQLite (como C:\sqlite). Em seguida digite o seguinte comando:
sqlite3 teste.db
Isso criará um novo arquivo de banco de dados chamado test.db na pasta atual e abra uma sessão interativa com o shell sqlite3. Você deve ver algo assim:
SQLite versão 3.35.5 2021-04-19 18:32:05 Digite ".help" para dicas de uso. Conectado a um banco de dados transitório na memória. Use ".open FILENAME" para reabrir em um banco de dados persistente. sqlite>
Para criar um novo banco de dados usando a ferramenta GUI, você precisa iniciar o DB Browser for SQLite e clicar no botão Novo banco de dados botão na barra de ferramentas. Você será solicitado a escolher um nome e local para o arquivo de banco de dados. Por exemplo, você pode nomeá-lo test.db e salve no C:\sqlite pasta. Clique em Salvar para criar o arquivo de banco de dados e abri-lo na ferramenta GUI. Você deve ver algo assim:
Você criou com sucesso um novo banco de dados SQLite usando o shell de linha de comando e a ferramenta GUI. Agora você pode usá-los para criar e manipular tabelas e dados.
Criando uma tabela
Para criar uma tabela usando o shell de linha de comando, você precisa digitar uma instrução SQL que defina o nome da tabela, as colunas, os tipos de dados e as restrições. Por exemplo, para criar uma tabela chamada clientes com quatro colunas: eu ia, nome, e-mail, e telefone, você pode digitar o seguinte comando:
CREATE TABLE clientes (id INTEGER PRIMARY KEY, nome TEXT NOT NULL, e-mail TEXT UNIQUE, telefone TEXT);
Isso criará uma tabela com uma coluna de chave primária inteira chamada eu ia, uma coluna de texto chamada nome que não pode ser nulo, uma coluna de texto chamada e-mail que deve ser único e uma coluna de texto chamada telefone. você pode pressionar Digitar depois de digitar cada linha ou digite toda a instrução em uma linha. Você deve ver algo assim:
sqlite> CREATE TABLE clientes ( ...> id INTEGER PRIMARY KEY, ...> nome TEXT NOT NULL, ...> email TEXT UNIQUE, ...> phone TEXT ...> ); sqlite>
Você criou com sucesso uma tabela usando o shell de linha de comando. Você pode usar o .esquema comando para visualizar a definição da tabela.
sqlite> .schema clientes CREATE TABLE clientes ( id INTEGER PRIMARY KEY, nome TEXT NOT NULL, email TEXT UNIQUE, phone TEXT ); sqlite>
Para criar uma tabela usando a ferramenta GUI, você precisa clicar no botão Criar a tabela botão na barra de ferramentas. Você verá uma caixa de diálogo que permite inserir o nome da tabela, colunas, tipos de dados e restrições. Por exemplo, para criar a mesma tabela acima, você pode inserir as seguintes informações:
Clique em OK para criar a tabela e fechar a caixa de diálogo. Você deve ver o nome da tabela e as colunas no painel esquerdo da ferramenta GUI. Você também pode visualizar a definição da tabela clicando no botão Modificar Tabela botão na barra de ferramentas.
Você criou com sucesso uma tabela usando a ferramenta GUI. Agora você pode usá-lo para inserir e manipular dados.
Inserindo dados
Para inserir dados em uma tabela usando o shell de linha de comando, você precisa digitar uma instrução SQL que especifique o nome da tabela, os nomes das colunas e os valores. Por exemplo, para inserir uma linha no clientes tabela com valores (1, 'Alice', 'alice@example.com', '123-4567'), você pode digitar o seguinte comando:
INSERT INTO clientes (id, nome, email, telefone) VALUES (1, 'Alice', 'alice@example.com', '123-4567');
Isso inserirá uma linha com os valores especificados na tabela. você pode pressionar Digitar depois de digitar cada linha ou digite toda a instrução em uma linha. Você deve ver algo assim:
sqlite> INSERT INTO clientes (id, nome, email, telefone) VALUES (1, 'Alice', 'alice@example.com', '123-4567'); sqlite>
Você inseriu com sucesso uma linha na tabela usando o shell de linha de comando. Você pode usar o SELECIONE para visualizar os dados na tabela.
sqlite> SELECT * FROM clientes; 1Alicealice@example.com123-4567 sqlite>
Para inserir dados em uma tabela usando a ferramenta GUI, você precisa clicar no botão Navegar dados guia na parte superior da ferramenta GUI. Você verá uma visualização em grade dos dados da tabela. Para inserir uma nova linha, você precisa clicar no botão Novo recorde botão na barra de ferramentas. Você verá uma linha vazia na parte inferior da grade. Você pode inserir os valores para cada coluna nas células correspondentes. Por exemplo, para inserir a mesma linha acima, você pode inserir os seguintes valores:
Clique em Aplicar para salvar as alterações e inserir a linha na tabela. Você deve ver a nova linha na visualização em grade. Você também pode usar o Executar SQL guia para executar instruções SQL para inserir dados na tabela.
Você inseriu dados com sucesso na tabela usando a ferramenta GUI. Agora você pode usá-lo para consultar e manipular dados.
consultando dados
Para consultar dados de uma tabela usando o shell de linha de comando, você precisa digitar uma instrução SQL que especifique o nome da tabela, os nomes das colunas e as condições. Por exemplo, para consultar todas as linhas do clientes tabela, você pode digitar o seguinte comando:
SELECIONE * DE clientes;
Isso retornará todas as linhas e colunas da tabela. você pode pressionar Digitar depois de digitar cada linha ou digite toda a instrução em uma linha. Você deve ver algo assim:
sqlite> SELECT * FROM clientes; 1Alicealice@example.com123-4567 sqlite>
Para consultar linhas ou colunas específicas da tabela, você pode usar o ONDE cláusula e o SELECIONE cláusula para filtrar e projetar os dados. Por exemplo, para consultar o nome e e-mail do cliente com id 1, você pode digitar o seguinte comando:
SELECT nome, email FROM clientes WHERE id = 1;
Isso retornará o nome e o e-mail do cliente com id 1. Você deve ver algo assim:
sqlite> SELECT nome, email FROM clientes WHERE id = 1; Alicealice@example.com sqlite>
Você consultou com sucesso os dados da tabela usando o shell de linha de comando.Você pode usar vários operadores e funções SQL para realizar consultas mais complexas.
Para consultar dados de uma tabela usando a ferramenta GUI, você precisa clicar no botão Navegar dados guia na parte superior da ferramenta GUI. Você verá uma visualização em grade dos dados da tabela. Para consultar todas as linhas da tabela, basta percorrer a grade ou usar os botões de paginação na parte inferior. Para consultar linhas ou colunas específicas da tabela, você pode usar as caixas de filtro na parte superior de cada coluna para inserir uma condição ou um valor. Por exemplo, para consultar o nome e e-mail do cliente com id 1, você pode inserir 1 na caixa do filtro do eu ia coluna. Você deve ver algo assim:
Você consultou com sucesso os dados da tabela usando a ferramenta GUI. Você também pode usar o Executar SQL guia para executar instruções SQL para consultar dados da tabela.
Atualizando dados
Para atualizar dados em uma tabela usando o shell de linha de comando, você precisa digitar uma instrução SQL que especifique o nome da tabela, os nomes das colunas, os valores e as condições. Por exemplo, para atualizar o número de telefone do cliente com id 1 para '456-7890', você pode digitar o seguinte comando:
ATUALIZAR clientes SET telefone = '456-7890' WHERE id = 1;
Isso atualizará o número de telefone do cliente com id 1 para '456-7890'. você pode pressionar Digitar depois de digitar cada linha ou digite toda a instrução em uma linha. Você deve ver algo assim:
sqlite> UPDATE clientes SET telefone = '456-7890' WHERE id = 1; sqlite>
Você atualizou com sucesso os dados na tabela usando o shell de linha de comando. Você pode usar o SELECIONE declaração para verificar as alterações.
sqlite> SELECT * FROM clientes; 1Alicealice@example.com456-7890 sqlite>
Para atualizar dados em uma tabela usando a ferramenta GUI, você precisa clicar no botão Navegar dados guia na parte superior da ferramenta GUI. Você verá uma visualização em grade dos dados da tabela. Para atualizar um valor em uma célula, você precisa clicar duas vezes na célula e inserir o novo valor. Por exemplo, para atualizar o número de telefone do cliente com id 1 para '456-7890', você pode clicar duas vezes na célula no telefone coluna e digite '456-7890'. Você deve ver algo assim:
Clique em Aplicar para salvar as alterações e atualizar os dados na tabela. Você deve ver o novo valor na visualização em grade. Você também pode usar o Executar SQL guia para executar instruções SQL para atualizar dados na tabela.
Excluindo dados
Para excluir dados de uma tabela usando o shell de linha de comando, você precisa digitar uma instrução SQL que especifique o nome e as condições da tabela. Por exemplo, para excluir a linha com id 1 do clientes tabela, você pode digitar o seguinte comando:
DELETE FROM clientes WHERE id = 1;
Isso excluirá a linha com id 1 da tabela. você pode pressionar Digitar depois de digitar cada linha ou digite toda a instrução em uma linha. Você deve ver algo assim:
sqlite> DELETE FROM clientes WHERE id = 1; sqlite>
Você excluiu com êxito os dados da tabela usando o shell de linha de comando. Você pode usar o SELECIONE declaração para verificar as alterações.
sqlite> SELECT * FROM clientes; sqlite>
Para excluir dados de uma tabela usando a ferramenta GUI, você precisa clicar no botão Navegar dados guia na parte superior da ferramenta GUI. Você verá uma visualização em grade dos dados da tabela. Para excluir uma linha, você precisa selecionar a linha clicando na célula mais à esquerda e, em seguida, clicar no botão Apagar registro botão na barra de ferramentas. Você será solicitado a confirmar sua ação. Por exemplo, para excluir a linha com id 1 do clientes tabela, você pode selecionar a linha e clicar em Apagar registro. Você deve ver algo assim:
Clique em Sim para confirmar e excluir a linha da tabela. Você deve ver a linha removida da visualização em grade. Você também pode usar o Executar SQL guia para executar instruções SQL para excluir dados da tabela.
Conclusão
Neste artigo, aprendemos como baixar, instalar e usar o SQLite em seu computador. Também aprendemos alguns comandos SQL básicos para criar e manipular bancos de dados SQLite.O SQLite é um mecanismo de banco de dados poderoso e versátil que pode ser usado para vários aplicativos e propósitos. É fácil de aprender e usar e oferece muitos recursos e vantagens sobre outros sistemas de banco de dados.
Se você quiser aprender mais sobre SQLite, você pode visitar o e fóruns onde você pode fazer perguntas, compartilhar ideias e obter ajuda de outros usuários e especialistas do SQLite.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e o tenha achado útil. Se você tiver algum comentário ou sugestão, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Obrigado por ler!
perguntas frequentes
Aqui estão algumas perguntas e respostas frequentes sobre o SQLite:
P: Como instalo o SQLite no Linux ou Mac OS?
R: Você pode baixar os binários pré-compilados para Linux ou Mac OS na página de download do SQLite ou pode compilar o SQLite a partir do código-fonte usando um compilador C. Você também pode usar um gerenciador de pacotes como apt-get, yum ou brew para instalar o SQLite em seu sistema.
P: Como faço backup e restauro bancos de dados SQLite?
R: Você pode fazer backup e restaurar bancos de dados SQLite usando vários métodos, como copiar o arquivo de banco de dados, usando o .cópia de segurança e .restaurar comandos no shell sqlite3, usando a API SQLite Online Backup ou ferramentas de terceiros, como o SQLite Backup Manager.
P: Como faço para criptografar bancos de dados SQLite?
R: Você pode criptografar bancos de dados SQLite usando vários métodos, como o SQLite Encryption Extension (SEE), SQLCipher ou ferramentas de terceiros, como SQLiteCrypt ou SQLite Professional.
P: Como me conecto a bancos de dados SQLite de outras linguagens de programação?
R: Você pode se conectar a bancos de dados SQLite de outras linguagens de programação usando várias bibliotecas, drivers ou wrappers disponíveis para diferentes linguagens.Por exemplo, você pode usar sqlite3 para Python, sqlite3-ruby para Ruby, System.Data.SQLite para C#, sqlite-net para .NET, JDBC para Java, PDO_SQLITE para PHP, etc.
P: Como faço para otimizar o desempenho do SQLite?
R: Você pode otimizar o desempenho do SQLite seguindo algumas práticas recomendadas, como o uso de transações, índices, declarações preparadas, pragmas, limpeza, etc. Você também pode usar algumas ferramentas como sqlite3_analyzer ou EXPLAIN QUERY PLAN para analisar e otimizar suas consultas.
0517a86e26
Comentários